ALERP
ALERP
06/02/2022 18:34:42 | Por: Josselmo Batista Neres | Visitas: 552
imagem: Divulgação
A Academia de Letras da Região de Picos - ALERP, que tem como presidente o professor Francisco de Assis Sousa, realizará no dia 11 de fevereiro de 2022, às 19h, o I Ciclo de Palestras da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, com o tema: Semana de Arte Moderna – 100 anos.
O evento será transmitido pelo YouTube no canal da Academia. Veja o link. Clique AQUI
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
- PROF. EDERSON DIAS - Palestra – Antecedentes da Semana de Arte Moderna: Literatura e Inovação.
- PROF. LUIZ ROMERO – Palestra: Um século da Semana que mudou as artes no Brasil
- PROF. WELLINGTON SOARES – Palestra: O legado modernista de 22
Inscreva-se no link abaixo! É grátis e, no final, o participante receberá um certificado de 4h!
Clique AQUI Para se inscrever
100 anos da Semana de Arte Moderna de 22
A Semana de Arte Moderna nasceu no momento que o mundo assistia ao fim de uma grande guerra e tudo se renovava nas estruturas mentais e políticas da sociedade. Foi um verdadeiro marco na história de São Paulo, considerada um divisor de águas na cultura brasileira. O evento - organizado por um grupo de intelectuais e artistas por ocasião do Centenário da Independência - declarou o rompimento com o tradicionalismo cultural associado às correntes literárias e artísticas anteriores: o parnasianismo, o simbolismo e a arte acadêmica. A defesa de um novo ponto de vista estético e o compromisso com a independência cultural do país fizeram do modernismo sinônimo de "estilo novo", diretamente associado à produção realizada sob a influência de 1922.
Realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal de São Paulo, o festival incluiu exposição com cerca de 100 obras, aberta diariamente no saguão do teatro, e três sessões lítero-musicais noturnas. Os artistas, influenciados pelas vanguardas europeias e pela renovação geral no panorama da arte ocidental, uniram seus esforços para apresentar suas produções ao grande público. Apesar da força literária do grupo modernista, as artes plásticas eram a principal base do movimento.
A principal função da Semana de 22 para a história da arte brasileira foi romper o conservadorismo vigente no cenário cultural da época. Não havia um conceito que unisse os artistas, nem um programa estético definido. A intenção era destruir o status quo. E eles conseguiram.
Os estudiosos tendem a considerar o período de 1922 a 1930 como a fase em que se evidencia um compromisso primeiro dos artistas com a renovação estética, beneficiada pelo contato estreito com as vanguardas europeias (cubismo, futurismo, surrealismo etc.). Tal esforço de redefinição da linguagem artística se articulou a um forte interesse pelas questões nacionais, que ganhou acento destacado a partir da década de 1930, quando os ideais de 1922 se difundiram e se normalizaram.
Ainda que o modernismo no Brasil deva ser pensado a partir de suas expressões múltiplas - no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco etc. -, a Semana de Arte Moderna é um fenômeno eminentemente urbano e paulista, conectado ao crescimento de São Paulo na década de 1920, à industrialização, à migração maciça de estrangeiros e à urbanização.
Fonte: enciclopedia.itaucultural.org.br
Comentar matéria
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Mais de: noticias
Academia de Letras da Região de Picos -...
...
A Academia de Letras da Região de Picos - ALERP, lança o livro “Antologia: I...
A Academia de Letras da Região de Picos – ALERP em comemoração...
A OAB Subseção de Picos, juntamente com a ALERP - Academia de...
A Academia de Letras da Região de Picos - ALERP, dia 21 de outubro de 2023, dentro da...
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP - Fale Conosco